Neste artigo você vai encontrar todas as informações necessárias para solicitar o cancelamento e reembolso de uma compra e instruir o consumidor sobre o processo.
Cancelar a compra é um direito do consumidor se a compra for feita online. Por lei, o prazo para arrependimentos é de 7 dias a partir do recebimento da compra.
O processo de cancelamento e reembolsos com a Parcelex funciona assim:
1. Consumidor solicita o cancelamento: A solicitação de cancelamento de compra deve ser feita pelo consumidor diretamente para o parceiro. A Parcelex não influencia, nem se responsabiliza por esse processo.
2. Parceiro sinaliza o cancelamento: Quando receber uma solicitação de cancelamento o parceiro deve cancelar a compra no sistema próprio. Somente assim a Parcelex é sinalizada.
Se a integração do parceiro for via API, é necessário fazer uma requisição na API de cancelamento da Parcelex, conforme documentação: https://docs.parcelex.com.br/api.html#cancelamento
3. Parcelex se encarrega do reembolso: Ao receber do sistema do parceiro a confirmação do cancelamento, a Parcelex efetua o reembolso dos valores dos pagamentos já efetuados e o cancelamento de parcelas que ainda não venceram.
O estorno pode ser feito tanto na carteira digital, quanto diretamente na conta bancária do consumidor – dependendo do modelo estabelecido por cada parceiro.
Caso o estorno seja depositado em conta bancária, entraremos em contato com o consumidor por email ou WhatsApp para cadastro dos dados. O prazo para estorno é de 7 dias úteis a partir da sinalização de cancelamento por parte do parceiro.
Atenção: o prazo de 7 dias úteis começa a contar a partir do cancelamento no sistema do parceiro.
Canais de atendimento
Caso tenha dúvidas sobre o processo de cancelamento e reembolso, envie um email para suporte-b2b@parcelex.com.br